Água Santa x São José: tudo sobre o jogo da 5ª rodada da Série D

Água Santa x São José

Estádio do Canindé, casa da Portuguesa, será palco do duelo entre Água Santa x São José pela 5ª rodada da Série D 2024
Estádio do Canindé, casa da Portuguesa, será palco do duelo entre Água Santa x São José pela 5ª rodada da Série D 2024. Foto: Divulgação/NET Lusa

O São José EC visita neste sábado (25) o Água Santa, às 18h, no Canindé, na capital paulista, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. A equipe CBN Vale Esportes traz as emoções deste duelo a partir das 17h30 no AM 750 e nas plataformas digitais da CBN Vale.

A Águia do Vale ainda não conquistou nenhuma vitória na competição nacional e ocupa a 7ª colocação do Grupo A7, com apenas três pontos. Na última rodada, houve o empate sem gols contra a Inter de Limeira, no Martins Pereira.

Esse resultado aumentou a pressão sobre o elenco e diretoria do São José Esporte Clube, que não vence uma partida oficial desde o dia 17 de fevereiro.

O Pouso Alegre, último time dentro do grupo dos classificados para a segunda fase, possui seis pontos conquistados. Mesmo que o São José vença o Água Santa e o ‘Pousão’ perca para o Maringá, neste domingo (26), no Paraná, o time de Sérgio Guedes não entrará no grupo dos classificados devido aos critérios de desempate (número de vitórias).

Já o Água Santa empatou com o Santo André, na última rodada, em jogo disputado no Bruno José Daniel. O ‘Netuno’ está na terceira posição do Grupo A7, com 7 pontos. Em quatro jogos, foram duas vitórias, um empate e uma derrota.

Como vem a Águia do Vale

A semana do São José EC começou com a ‘vitória’ sobre a Portuguesa em um jogo-treino disputado na capital paulista. A atividade foi dividida em dois períodos de 40 minutos e o gol da Águia foi marcado pelo lateral-esquerdo Matheus Muller.

No meio da semana, foram anunciadas as saídas do goleiro Thiago Henrique e do atacante Sávio Santos do elenco. Outro que irá sair em breve é o meia Vinicius Barba, que tem contrato até o dia 31.

Já o atacante Jean Lucca tem contrato até o fim do mês e também deverá sair do elenco. O atleta ainda consta na lista de inscritos no site da CBF e pode ser utilizado no jogo deste sábado (25).

Com o time todo a disposição, o São José EC viajou rumo a capital na tarde desta sexta-feira (22). No jogo passado, Sérgio Guedes destacou uma mudança de postura dos jogadores em campo, e com isso, não deve fazer grandes mudanças no time titular.

Um provável São José EC é: Ariel, Victor Guilherme, Caio César, Zé Leandro e Heitor Roca; Marzagão, Jeferson Lima (Gustavo Nicola), Franco e João Gabriel. Nicholas (Rone) e Luis Thiago (Jackson);

Elenco do São José EC durante treinamento realizado na quinta-feira (23) no estádio Martins Pereira
Elenco da Águia do Vale durante treinamento realizado na quinta-feira (23) no estádio Martins Pereira. Foto: Divulgação/São José EC

Reencontro

Sérgio Guedes, recém-chegado à equipe joseense, reencontrará o Água Santa, clube no qual comandou na Série A-2 de 2021 e conquistou, na ocasião, o acesso ao Paulistão de 2022. O time de Diadema foi até a final desta edição, mas foi derrotado pelo rival São Bernardo FC.

Ele chegou ao Netuno no final de 2020 e saiu em março de 2022. Ao todo, Sergio Guedes dirigiu a equipe em 40 partidas e teve um aproveitamento de 16 vitórias, 14 empates e 10 derrotas.

Sérgio Guedes comandou o Netuno na Série A-2 de 2021. Foto: Água Santa

Como vem o Netuno

Fundado em 1981 como um time amador, mas com as atividades profissionais no futebol iniciadas em 2011, o Água Santa está disputando a Série D do Brasileirão pela primeira vez em sua história. Esse feito foi conquistado após o vice-campeonato Paulista do ano passado.

Neste ano, a equipe de Diadema também disputou pela primeira vez em sua história a Copa do Brasil, no qual caiu na segunda fase para o Vasco da Gama na disputa dos pênaltis.

Para a disputa da Série D, a diretoria do time da Grande São Paulo manteve Bruno Pivetti no comando técnico e outros sete jogadores que disputaram o Paulistão, no qual o ‘Netuno’ acabou caindo na primeira fase. Foram quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, em 12 jogos disputados.

Por outro lado, houve a contratação de 19 jogadores, incluindo o zagueiro Matheus Abreu, que atuou pelo São José EC na Série A-2 e em toda a temporada 2023. Há também outros atletas que jogaram a Série A-2, como o zagueiro Júlio Vaz (estava no Velo Clube), Gustavo Nescau (estava na Ferroviária), Bruno Silva (estava no Capivariano), Mika (estava no XV de Piracicaba) e Lelê (estava na Portuguesa Santista).

Para esse jogo, Bruno Pivetti terá a presença do lateral-direito Vinicius Baracioli, anunciado como reforço no fim da tarde desta sexta-feira (24). Ele chega de empréstimo após defender o Votuporanguense no título da Série A-3 desse ano.

Um provável Água Santa é: Ygor Vinhas (G), Vinicius Baracioli (LD), Júlio Vaz (Z), Marcelo (Z) e Eliel (LE); Bruno Silva (V), Léo Sena (V) e Jota (M); Neilton (PTD), Gustavo Nescau (PTE) e Jeam (CA);

Neilton (ex-São Paulo, Botafogo, Cruzeiro e Internacional) é o principal jogador do time de Diadema
Neilton (ex-São Paulo, Botafogo, Cruzeiro e Internacional) é o principal jogador do time de Diadema. Foto: Leonardo Vallejo

Porque não na Arena Inamar?

Devido a qualidade do gramado, a casa oficial do Água Santa, localizada no sul de Diadema, não está recebendo jogos oficiais desde a Copinha.

Segundo o clube, o gramado do estádio passou por reformas durante todo o ano de 2023. Porém, houve um problema durante o processo de plantação da grama, o que danificou a drenagem do campo.

O Água Santa realizou as obras de reparo e o planejamento era para que esse jogo contra o São José fosse na Arena Inamar, mas houve um atraso no processo de reparação. A tendência é de que o estádio seja utilizado a partir do jogo contra o Costa Rica-MS, no próximo dia 6.

Arena Inamar, casa do Água Santa de Diadema
Arena Inamar, casa do Água Santa de Diadema. Foto: Abner Dourado

Arbitragem para Água Santa x São José

O duelo terá o apito do gaúcho Francisco Soares Dias, 38 anos, que é professor de educação física e agroindustriário.

Chico Dias, como é conhecido no Sul, pertence ao quadro da Federação Gaúcha desde 2012 e desde 2021 atua como árbitro nos jogos com a chancela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Bruno Silva de Jesus e Marcela de Almeida Silva serão os assistentes. Thiago Lourenço de Mattos (quarto arbitro) e Eduardo César Coronado Coelho (analista de campo) completam a equipe de arbitragem.