Categorias de base do São José EC terá um CT específico na zona norte

Categorias de base do São José EC

Foto: Italo Gabriel / São José E.C.

O São José EC terá um centro de treinamento específico para as categorias de base, enquanto o futuro ‘Ninho da Águia’, na Via Norte, segue em obras. Essa novidade foi dita pelo vereador Renato Santiago, diretor das categorias de base da Águia do Vale, em entrevista ao programa CBN Vale Esportes desta terça-feira (23).

• Leia mais notícias da região clicando aqui

De acordo com Santiago, esse CT será instalado no antigo campo da Associação Independente, na Vila Cristina, zona norte do município. No local, será feito um comodato para que o São José possa fazer todas as melhorias e a utilização do espaço por cinco anos.

“Nesse espaço há dois campos que estavam parados e a gente fez um contrato de parceria com a associação que administra o local e estamos reformando esse espaço para que se torne um CT próprio, com um campo específico para o Sub-15 e um para o Sub-17”. 

Além de servir como ‘CT das categorias de base’, esse espaço será importante para a Águia do Vale obter o CCF (Certificado de Clube Formador) da CBF, o qual é necessário haver um trabalho psicológico, nutrição, assistência social, de preparadores físicos e fisiologistas dentro do clube.

Renato Santiago também afirmou que posteriormente será montado uma estrutura de alojamento para os jogadores que vierem de fora de São José dos Campos. Porém, o próprio diretor afirmou que esses atletas “precisam ser muito superiores aos jogadores daqui”, já que o foco do projeto é vamos valorizar é os atletas de São José dos Campos e região.

Vale lembrar que a Prefeitura de São José dos Campos, com o programa Atleta Cidadão, seguirá sendo responsável pelas categorias Sub 11 e Sub 13. Já o São José Esporte Clube assume os trabalhos das categorias Sub 15, Sub 17 e Sub 20.

Renato disse que a diretoria da Águia do Vale poderia ter assumido todas as categorias, mas isso acabou não acontecendo visando fazer um trabalho a médio e longo prazo e assumir as categorias que estão mais próximas do profissional.

Foto: Italo Gabriel / São José E.C.

Seletivas das Categorias de Base do São José EC

As seletivas foram iniciadas nesta segunda-feira (22). As avaliações para a equipe Sub-15 estão sendo realizadas no campo da Igreja da Cidade, na zona leste, enquanto os testes para o Sub-17 e Sub-20 estão sendo realizados no campo do 1° de maio, no Parque Industrial, na zona sul.

Renato Santiago afirmou na entrevista que está sendo realizado neste primeiro momento uma seletiva com os jogadores de São José dos Campos e de algumas cidades da região, principalmente de Taubaté, Jacareí e Caçapava.

Esses atletas serão avaliados até sexta-feira (26), e de segunda-feira (29) até o dia 9 de fevereiro, esses jogadores aprovados se juntam àqueles que defenderam o Atleta Cidadão e o Clube Atlético Joseense nos últimos anos.

Seletivas das Categorias de Base do São José EC foram iniciadas nesta segunda-feira (22)
Foto: Italo Gabriel / São José E.C.

Campeonatos

O primeiro compromisso dessa nova era das categorias de base do São José EC serão os campeonatos paulistas por Sub 15, Sub 17 e Sub 20, além dos campeonatos da Associação Paulista de Futebol, paralelamente aos torneios da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Segundo Santiago, a possibilidade de jogar dois campeonatos paralelamente em cada categoria é para dar ‘rodagem ao elenco’.

“Porque você com um elenco de 30 jogadores, a gente poderá ter apenas 15 jogadores podendo entrar em campo efetivamente por um campeonato, então a gente quer disputar mais de uma competição porque esses meninos precisam jogar”

Em relação ao local aonde será disputado os jogos da base, Renato Santiago deixou claro que a ideia, neste primeiro momento, é poupar o Martins Pereira o máximo possível, e deixá-lo como foco dos jogos do São José na A-2 e na Série D do Campeonato Brasileiro.

O mando de jogo pode ser no campo do João do Pulo, no Jardim Satélite, na zona sul para as categorias Sub-15 e Sub-17 e o campo do distrito do Eugenio de Melo ser palco dos jogos do Sub-20, por ter uma qualidade melhor no gramado.