CBN Política Regional: Muito além da publicidade oficial

CBN Política Regional: Muito além da publicidade oficial
Foto: Divulgação

Muito além da publicidade oficial.

Tem gente no governo que acredita que mora na São José dos Campos existente na publicidade oficial, não na cidade real.

Isso fica patente nas reações oficiais que surgiram após o crime violento ocorrido na Rodoviária Nova, onde um homem foi espancado até a morte. Prefeitura e PM, por exemplo, anunciaram um “pacote” de medidas para reforçar a segurança no maior terminal de passageiros da região, que recebe mais de 20 mil pessoas por dia.

Alguma ação excepcional ou impactante?

Nada, só o óbvio: presença da GCM no terminal, patrulhamento da Polícia Militar, instalação de câmeras de reconhecimento fácil. Ué, tudo isso já não devia estar lá? Porque não estava? Outro dia, perguntei isso ao prefeito Anderson Farias (PSD). Após muita argumentação, ele admitiu: verdade, deveria. E reconheceu ter ficado, ele próprio, prefeito, chocado com o crime. Acredito.

Poderia ser essa, clara, a reação das secretarias envolvidas, direta ou indiretamente, no episódio. Não foi assim. Nas entrevistas que ouvi, o crime foi eclipsado e voltamos, a galope, à cidade ideal, desenhada pela publicidade oficial. Meus amigos, numa “cidade ideal”, casos como esse, de violência extrema, não existem. Melhor, mais honesto, seria uma “mea culpa”.

Vamos falar sério: alguma coisa na ampla rede de proteção existente na cidade falhou e um crime violento ocorreu no início da madrugada do último dia 18 na Rodoviária Nova, sem qualquer reação das forças de segurança, privadas ou não. O homem que morreu era criminoso, dependente químico? Pode ser. Mas isso não explica tudo.

O fato é que já havia sinais claros insegurança no local. O fato é que teve que ocorrer um crime violento para que fossem tomadas medidas necessária para resolver essa questão. O fato é que São José dos Campos é uma excelente cidade, mas tem problemas, assim como todas cidades de médio e grande porte da região, do Estado ou do país.

Problemas que precisam ser tratados com eficácia, honestidade e transparência. Tapar o sol com a peneira é chamar o cidadão de bobo. Vamos parar com isso.

Segue o baile …

CBN Política Regional de 1º de Junho de 2024

Ouça o podcast completo com Hélcio Costa:

*Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões da CBN Vale