Edital para escola com parceria público privada em SJC será lançado nos próximos meses

Escola com parceria público privada

São José dos Campos terá escola através de parceria público-privada (PPP)
(Divulgação/Governo de SP)

O Governo do Estado de São Paulo aprovou recentemente a modelagem final para a publicação dos editais para a construção de 33 novas escolas. O projeto de parceria público-privada (PPP) já está apto a ter o edital publicado nos próximos meses, com a aprovação do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED).

As unidades de ensino serão construídas em 29 cidades e vão oferecer 35,1 mil vagas de tempo integral na rede estadual de Ensino Fundamental II e Médio. Os investimentos serão de R$ 2,1 bilhões ao longo dos 25 anos da concessão.

Em entrevista concedida ao jornal CBN Vale 1ª Edição desta segunda-feira (17), o Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, falou sobre os novos investimentos da pasta e a escolha por São José dos Campos, para ser beneficiada com a construção de uma nova escola no modelo PPP.

Com previsão de entrega para o final de 2026, a nova escola estadual do município será construída no bairro Vila Adriana, região sudeste da cidade, e deve atender cerca de 1.000 alunos de Ensino Fundamental II e Médio em tempo integral, com 35 salas de aula.

Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, em entrevista ao Jornal CBN Vale 1ª Edição desta segunda-feira (17)
Secretário Estadual da Educação, Renato Feder, em entrevista ao Jornal CBN Vale 1ª Edição desta segunda-feira (17). Foto: Reprodução/CBN Vale

Escola Cívico-Militar em São José dos Campos

Nesta entrevista à Rádio CBN Vale, o Secretário Renato Feder também falou sobre o programa da Escola Cívico-Militar. A expectativa do Governo do Estado é de que 50 a 100 escolas adotem o modelo que foi aprovado mês passado pela Alesp, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O programa prevê que pais de alunos e professores sejam ouvidos para definir sobre a transformação da instituição em escola cívico-militar com policiais militares da reserva atuando na disciplina e no civismo, sem impacto na parte pedagógica.

Para ser implantado, o programa Escola Cívico-Militar precisará passar pelo consentimento das comunidades escolares, que serão consideradas por meio de consultas públicas. Um aviso deverá ser publicado no Diário Oficial com pelo menos 15 dias de antecedência de cada consulta às comunidades escolares.

aulas presenciais
Escola Cívico-Militar. (Foto: Agência Brasil)

Com a apresentação de Fernando Carlos, o Jornal CBN Vale 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, no AM 750 e nas plataformas digitais da CBN Vale.