Especialista explica como funciona novo golpe no cartão por aproximação

(Imagem: CBN Vale/Cartão por aproximação)

A tecnologia que tem beneficiado a vida de tantas pessoas, em diversas áreas, também  tem provocado prejuízos, e em algum casos, milionários.

Porém, na entrevista desta quarta-feira (8), no CBN Vale 1ª Edição, Wanderson Castilho, Perito em Crimes Digitais, abordou como criminosos têm se sobressaído em um novo golpe no cartão por aproximação, que atinge pessoas de todas as classes sociais.

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Segundo o especialista, o golpe funciona da seguinte maneira: o cliente tenta efetuar uma compra em um estabelecimento por meio do pagamento por aproximação — que pode ser via cartão, celular ou até pulseira inteligente. Só que, em seguida, a máquina de cartão exibe a seguinte mensagem: “Erro aproximação. Insira o cartão”. Ao impedir a compra via aproximação, a vítima é forçada a realizar a compra inserindo seu cartão de crédito físico nas máquinas infectadas. É nesse momento que os dados do cartão são capturados, e ele fica exposto a compras indevidas.

(Imagem: Pexels)

Como agem os golpistas

Os criminosos digitais costumam telefonar para o estabelecimento comercial, informando que a máquina de cartões precisa fazer uma ‘atualização’ de de seu equipamento. Dessa forma, é enviado para o empresário um link com um vírus capaz de bloquear a aproximação, ficando o cliente obrigado a inserir o cartão e digitar a senha. É neste momento que os dados são clonados pelos fraudadores.

Cartões convencionais correm mais riscos a golpes digitais

Para Wanderson Castilho, o usuário que somente utiliza como forma de pagamentos, cartões de débito ou crédito, inseridos nas maquininhas de cartões, digitando suas senhas, estatisticamente, estão correndo mais riscos à clonagem, pois é esse o objetivo do vírus, impedir o pagamento por aproximação. Portanto, o especialista crava que o cliente estará mais seguro em utilizar um cartão por aproximação do que um cartão convencional que é inserido nas máquinas.

Responsabilidades e ressarcimentos

Em caso de o cliente ser prejudicado após seu cartão ser clonado, de quem é a culpa?

De acordo com Wanderson Castilho, o estabelecimento que oferece ao cliente a opção de pagamento por cartão, tem a responsabilidade pela segurança e atualização do equipamento que é oferecido no momento da venda. Por isso o comerciante que tiver uma máquina de cartões que oferece riscos aos clientes, podem festar sujeitos à penalidades, como o ressarcimento do prejuízo de quem fez a compra.

Até mesmo grandes instituições, como Bancos, podem acabar sendo penalizados pela falta de cuidado com a administração de contas de seus clientes. Isso porque, algumas contas podem ter sido criadas com base em documentos falsos, ou roubados. Sendo assim, sem o devido cuidado na hora de abrir uma conta a um novo cliente, o Banco também corre riscos de penalidades pela falta de cuidado administrativo com os novos correntistas.

 

Febraban