“Está engatinhando ainda”, diz Navajas sobre Vôlei São José ter equipe profissional na categoria feminina

Equipe Sub-21 do Vôlei São José Feminino
Equipe Sub-21 do Vôlei São José Feminino. Foto: Redes Sociais

O diretor-geral do Vôlei São José, Ricardo Navajas, comentou em entrevista ao programa CBN Vale Esportes sobre a possibilidade da cidade de São José dos Campos ter uma equipe profissional na categoria feminina.

Atualmente, o Vôlei São José possui todas as categorias de base na modalidade feminina, seja Sub-14, Sub-15, Sub-17, Sub-19 e Sub-21. Assim como as outras equipes de base da cidade, o vôlei feminino possui os recursos da LIF (Lei de Incentivo Fiscal) e a parceria com Programa Atleta Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos.

Segundo Navajas, foi conversado sobre uma equipe profissional de vôlei feminino mediante a captação de recursos da LIF e a procura de patrocinadores e parceiros. “É um projeto que está engatinhando”.

“De imediato não posso dizer nada, porque sem essas parcerias e captação de recursos e patrocinadores acredito que seja muito difícil, porque o vôlei feminino ainda é muito mais caro que o vôlei masculino.

É um início bem devagar, porque temos que pensar aonde será o local de treinamento e jogos. Isso não é tão simples como a gente acha que é.

Tendo tudo estruturado e com os recursos captados, a gente pode tentar jogar uma Superliga Nacional C usando a categoria Sub-21 e com duas ou três atletas que estouraram a idade.

Esse projeto está sendo discutido entre a Secretaria de Esportes de São José dos Campos e o Rodrigo Canhoto, presidente da Associação Amigos do Vôlei, que administra o time profissional masculino do Vôlei São José”.

Vôlei São José para a temporada 2024/2025

Na entrevista, Navajas também atualizou o andamento do planejamento e da montagem do elenco do time profissional masculino do Vôlei São José para a temporada 2024/2025. Segundo o diretor, com o fim da parceria com a Farma Conde e do patrocinio da Cimed, o foco será a procura de novas parcerias e patrocínios.

“Estamos esperando a aprovação da LIF (que pode sair entre essa semana ou na outra semana) para a gente poder fazer a captação de recursos”.

Em relação à temporada passada, Navajas informou que houve a renovação de grande parte dos patrocínios, como a Milclean, Uniodonto, Siccob, Vero, Rede Máximo de Supermercados, Minalba, Vinac Consórcio e DM Card. Houve também a renovação da parceria com a Univap, no qual o time realiza os seus treinamentos no Campus do Urbanova.

Apesar do fim da parceria, o Vôlei São José seguirá mandando os seus jogos na Farma Conde Arena
Apesar do fim da parceria, o Vôlei São José seguirá mandando os seus jogos na Farma Conde Arena. Foto: Mariana Luz/Agência NTZ

Elenco

Com Reinaldo Bacilieri no comando técnico, o Vôlei São José já possui dez jogadores confirmados para a próxima temporada.

Desse total, seis são remanescentes da temporada 23/24 e tiveram o contrato renovado, são eles: Gustavo Cardoso (levantador), Mario Quesada (ponteiro), Matheus Pinta (central), João Victtor Cornelsen (central), Vinicius Chub (libero) e Rogerinho (libero), que irá jogar a sua terceira temporada seguida no time da região.

Além das renovações, houve a contratação do levantador argentino Nicolás Uriarte (ex-Sada Cruzeiro), do central Juninho (ex-Campinas) e dos ponteiros Marcus Coelho (ex- Minas) e Yago Dutra (ex-Suzano).

A apresentação do novo elenco está prevista para acontecer no dia 10 de julho e os treinamentos e exames médicos devem começar no dia 15 de julho. Os dois campeonatos confirmados no calendário são o Paulista (previsão de início na segunda quinzena de agosto) e a Superliga Nacional (início em outubro).