Glaucoma atinge mais de 400 mil pessoas no Estado de SP

Glaucoma atinge mais de 400 mil pessoas no Estado de SP
Foto: Divulgação

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, está desenvolvendo uma série de ações para alertar a população sobre o glaucoma. Estima-se que mais de 400 mil pessoas tenham glaucoma em São Paulo, o que representa 2% da população acima de 40 anos no estado.

Na maioria dos casos, o glaucoma é bilateral, e o fator hereditário confere aos parentes de primeiro grau 10 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Em entrevista ao Jornal CBN Vale 1ª Edição da última sexta-feira (31), a presidente do Conselho, Dra. Wilma Lélis Barboza, deu dicas e orientações sobre como a população deve se comportar com o objetivo de evitar o surgimento do glaucoma.

A incidência do glaucoma varia entre 1% e 2% na população em geral, aumentando após os 40 anos (2%) e chegando a 6% ou 7% após os 70 anos. De acordo com a Dra. Wilma Lélis Barboza, a detecção precoce, por meio de exames oftalmológicos regulares, é essencial para identificar e tratar o glaucoma antes que ocorra perda visual significativa.

A presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia também afirmou que, medidas preventivas, como monitoramento da pressão intraocular, medicamentos adequados e tratamentos a laser ou cirúrgicos, podem ajudar a controlar a progressão da doença e proteger a visão a longo prazo.

Para conscientizar a população, o Conselho promoveu no último dia 25 de maio, o evento “24 Horas pelo Glaucoma”. A atividade foi desenvolvida no formato online. Mais informações sobre este evento e outras ações realizadas pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, estão disponíveis no site da entidade: https://www.cbo.net.br/home

Com a apresentação de Fernando Carlos, o Jornal CBN Vale 1ª Edição vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, no AM 750 e nas plataformas digitais da CBN Vale.

Presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dra. Wilma Lélis Barboza, em entrevista ao Jornal CBN Vale 1ª Edição desta sexta-feira (31)
Foto: Reprodução