Polícia investiga denúncia de estupro contra uma criança autista de 5 anos em creche de SJC

criança de 5 anos é estuprada em sjc
(Foto: Street View)

A Polícia Civil investiga uma denúncia de estupro contra uma criança autista de 5 anos na EMEI José Madureira Lebrão, no bairro Vila Mariana II, em São José dos Campos. O caso está sendo apurado pela DDM (Delegacia da Mulher) da cidade. Testemunhas já foram ouvidas e as provas estão sendo analisadas.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

O estupro teria acontecido na última segunda-feira (22) na Escola Municipal José Madureira Lebrão, zona leste de São José. A família contou que a criança chegou em casa com dor e sangramento na região íntima e ao questionarem, ela disse que havia se machucado em um escorregador. Sem cortes ou hematomas aparentes, a família insistiu e a criança disse que havia sido abusada.

Após o relato, a família buscou atendimento médico e em uma consulta com a ginecologista apontou a possibilidade de estupro, por causa das lesões internas na região íntima. O caso foi registrado na Polícia Civil e a família acionou a escola.

Denúncia de estupro contra criança autista em SJC

De acordo com a Secretaria de Educação, o caso está sendo apurado. Na escola há três homens atuando, nenhum deles com o mesmo nome citado pela criança pelo abuso.

O secretário de educação de São José Jhonis Santos disse que acha prematuro trabalhar com hipóteses. “Nós estamos à disposição da polícia e abrimos processo administrativo para apurar o caso. Estamos também acompanhando a família. Enquanto isso, a escola segue funcionando normalmente”, disse.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Tatiana Braun, a Prefeitura e a direção da escola estão colaborando com as investigações, o que está auxiliando na celeridade do trabalho de investigação da Polícia Civil e Judiciária. 

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o caso foi registrado como estupro de vulnerável no Plantão Sul da Delegacia Seccional de São José dos Campos e é investigado por meio de inquérito policial na DDM da cidade.

A vítima foi encaminhada ao IML para a realização de exames e diligências seguem em andamento para a o esclarecimento dos fatos. Detalhes serão preservados em função da natureza da ocorrência.

Essa é a segunda vez que a escola é denunciada em um caso de estupro. Em 2019, uma família apontou que uma criança havia sido abusada sexualmente por um funcionário. O homem foi afastado do cargo e o caso segue tramitando em segredo de justiça.

Câmeras na escola

A Prefeitura de São José informou nesta sexta-feira (26) que instalou câmeras de segurança na creche municipal José Madureira Lebrão.

De acordo com a Secretária de Educação, as câmeras estão integradas ao CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da cidade, que é monitorada pela GCM (Guarda Civil Municipal).

*com informações da R3 Notícias