Primeiro cinema movido a energia solar chega a Pindamonhangaba nesta quarta-feira

Cinema movido a energia solar do Brasil

Primeiro cinema movido a energia solar chega a Pindamonhangaba nesta quarta-feira
Foto: Divulgação

O CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Pindamonhangaba, nesta quarta-feira (12/06), às 18h30, na Estação Cidadania (Antigo CEU das Artes).

O evento promete várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis. A entrada é livre, não precisa de ingresso.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista principal do CineSolarzinho, que é a versão infantil do CineSolar.

O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela.

Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) mostram, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

Neste Circuito, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que em 2023 completou 22 anos.

São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade.

A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.