Tricampeã mundial: Argentina vence França na grande final da Copa do Catar

jogadores argentinos com uniforme azul e branco comemoram que argentina é tricampea da copa do mundo do catar
(Foto:Reprodução/Fifa/Argentina é tricampeã da Copa do Mundo)

Em final eletrizante da Copa do Mundo do Catar, a Argentina venceu a França e conquistou neste domingo (18) o título de seleção tricampeã mundial. O jogo foi realizado no Estádio de Lusail, às 12h do horário de Brasília. 

Para a angústia dos torcedores da Albiceleste, a situação de empate se manteve até o final da prorrogação.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Messi marcou o primeiro gol aos 22 minutos do primeiro tempo, na cobrança de um pênalti considerado duvidoso por muitos espectadores.

Ainda no primeiro tempo, Di Maria chutou diretamente para a rede a bola recebida de Messi. A grande área estava vazia, o que mostrou como o até então temido time francês parecia estar apagado.

Aos 80 minutos, na segunda parte da disputa, Mbappé deu esperança à França com o gol de pênalti que o goleiro Emiliano Martínez não foi capaz de impedir. No minuto seguinte, Coman avançou e cruzou a bola para Mbappé, que soltou a bomba. Empate de dar agonia, de novo.

Correndo atrás da vitória nos acréscimos, Messi marcou o terceiro gol que aliviou os corações da torcida. Mas, durou pouco, pois aos 118 minutos Mbappé marcou o terceiro. 

Decisão nos pênaltis

Lionel Messi, Paulo Dybala, Leandro Paredes e Gonzalo Montiel cobraram e acertaram os quatro pênaltis que levaram a Argentina à vitória. Uma pena o apaixonado Diogo Maradona não estar mais neste plano para celebrar a conquista com os jogadores.

Mbappé, Coman, Tchouaméni e Muani cobraram os pênaltis do lado francês, mas erraram dois chutes. “Les bleues” (os azuis, como são conhecidos) continuam bicampeões do mundo, com vitórias em 1998 e 2018. 

Os “hermanos” não venciam um campeonato mundial há três décadas, exatos 36 anos. O país foi campeão nas Copas de 1978 e 1986. A Copa do Catar consagrou  Lionel Messi, que além de campeão, encerrou a competição como vice-artilheiro (com sete gols) e jogador com mais partidas na história dos Mundiais.

Saiba mais

Fim de jogo: Croácia vence Marrocos e ocupa 3º lugar na Copa do Catar

Na partida deste sábado (17) à tarde, em que os jogadores lutaram até o fim, a seleção da Croácia venceu a do Marrocos e ocupa agora o 3º lugar na Copa do Catar 2022A semifinal foi realizada no Estádio Internacional Khalifa.

• Leia mais notícias da região clicando aqui

Já nos 7 minutos iniciais do primeiro tempo, Joško Gvardiol, de 20 anos, fez uma jogada bem executada, chutou e abriu o placar.

Aos 9 minutos de jogo, enquanto os croatas ainda absorviam a euforia pelo primeiro gol, Marrocos tratou de empatar. Achraf Dari cabeceou a bola numa cobrança de falta e marcou. A jogada não foi ensaiada, mas objetiva. A seleção marroquina é a primeira africana a chegar à semifinal de uma Copa do Mundo.

Havia o receio de que o jogo ficasse muito complicado pela falta de Marcelo Brozović, que ficou no banco, mas, ainda assim, a equipe conquistou a vitória.

A semifinal também marca a despedida de Luka Modrić, de 37 anos, dos Mundiais.

Ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos, Mislav Oršić deu um alívio à torcida ao fazer o segundo gol, após troca de passes em que El Khannous saiu perdendo. Oršić chutou a bola, que desviou do goleiro Bono, bateu na trave e encheu a rede.

No total, a partida que teve seis minutos de acréscimos sofreu seis substituições dos times. O país da antiga Iugoslávia fez quatro chutes a gol, enquanto o africano fez dois; e manteve 52% da posse de bola, enquanto o adversário manteve 48%. Os dois únicos cartões amarelos foram entregues aos marroquinos.